Empreendedorismo na Área da Administração

Tuesday, August 29, 2006

Definição de Empreendedorismo

Conforme o site http://www.geranegocio.com.br/html/geral/p15c.html, empreendedorismo quer dizer pelo menos três coisas:

  • A capacidade individual de empreender, ou seja, a capacidade de tomar a iniciativa, buscar soluções inovadoras e agir no sentido de encontrar a solução para problemas econômicos ou sociais e pessoais.
  • O processo de iniciar e gerir empreendimentos, isto é, o conjunto de conceitos, métodos, instrumentos e práticas relacionadas com a criação, implantação e gestão de novas empresas ou organizações.
  • O movimento social de desenvolvimento do espírito empreendedor, um movimento social para a criação de emprego e renda, que recebe o incentivo dos governos e instituições de diferentes tipos.

2 Comments:

  • Na literatura podemos encontrar diversos estudos relacionados ao empreendedorismo. Destes, pode-se destacar a contribuição teórica de Schumpeter que desde a decada de 30 analisou que os processos inovativos eram advindos das ações de "empresários empreendedores". Segundo Schumpeter, o progresso técnologico ocorria devido a presença dos empresarios inovadores. A partir do lançamento de uma inovação, começava um novo ciclo de desenvolvimento. O empresario empreendedor entrava no mercado com seu produto, sua inovação. Num segundo momento outros empresarios entrariam no mercado com o mesmo produto em busca do lucro fácil. Estes eram denominados empresarios imitadores. Com o aumento da concorrencia em função de varias empresas disputando o mercado do mesmo produto o ciclo entrava em declínio, o lucro necessariamente seria reduzido. Segundo Schumpeter, neste momento permaneceriam no mercado somente as empresas mais eficientes, os empresarios mais empreendedores e inovativos. A teoria Schumpeteriana continua sendo de muita valia na literatura contemporanea, temos hoje a abordagem neoschumpeteriana. Pesquisadores que continuam utilizando os estudos de Schumpeter para entender e explicar a dinamica competitiva das organizações.

    By Anonymous Rejane, at 6:31 AM  

  • By Anonymous Anonymous, at 9:51 PM  

Post a Comment

<< Home